terça-feira, 6 de outubro de 2009

Chuta que é designer!

Recentemente eu fiz um trabalho freelance e a empresa teve que contratar um designer como estagiário. Marcamos um encontro com um que é estudante da “Universidade” Fumec, de tarde, horário dos cursos de design, na área de convivência. Chegamos uma meia hora antes do intervalo (que na Fumec parece mais um recreio) e puta merda, deu vontade de vomitar.
Já não bastava o menino afetado que nós marcamos de encontrar, mas lá estavam uns estudantes de moda, design gráfico e, sei lá o que mais, com aquele ar que tenta mostrar-se como uma pessoa especial. Uns blasés que mais parecem umas casquinhas de sorvete, que você fura e não tem nada por dentro.
Todos com olhares mais inquisidores que a Polícia de Imigração Espanhola no aeroporto de Madrid. Parece que querem banir alguém um pouco diferente deles. Mas para eles se sentirem diferentes são todos muito iguais. Todos exibiam tatuagens, piercigins, óculos de aro preto, cintos com arrebite, etc. É como se todos fizessem parte de uma confraria e, assim, têm a obrigação de se vestirem e se portarem todos de modo igual. Esse visual carregado só pode ser para compensar um enorme vazio.
As meninas que estavam sentadas na mesa ao lado, todas muito estilosas, só falavam merda. Na outra mesa tinha um grupinho de viados preconceituosos, desses que têm prazer de olhar de cima a baixo alguém para depois fazer cara de cu. Em outra tinha um dj de Obra e Mary in Hell, que se vangloria por pegar um tanto de músicas sacadas ou umas porcarias que eles denominam como indie rock, para depois apertar o play.
Daí chegou o cara que havíamos marcado o encontro com os seus trabalhos acadêmicos, como forma de portfólio. Ele ainda foi camarada e criou sua própria concorrência. Levou os trabalhos de alguns amigos também. Nisso, deu para ver o quanto esse povo é só imagem. Eu entendi que aquele jeitinho apático dos estudantes de design é para esconder a farsa que eles são. Eles não entendem de nada, os trabalhos acadêmicos são uns lixos, não sabem nada sobre arte e escrevem muito mal. Um bando de analfabetos bem vestidos. Uma laia que compensa o seu vazio e a sua burrice no visual e no ar soberbo.
Se você é designer saiba que não estou falando mal de sua categoria profissional e sim dessa turma que, sustentando essa imagem, acha que conseguirá entrar para o fantasioso mundo das celebridades.

Um comentário:

  1. Puta que pariu velho, excelente esse texto. Concordo com você que não podemos falar mal de todos os designers, há caras realmentes muito bons de serviço, mas 99% dos "designers" que já conheci até hoje e os manés que estão estudando para essa área são realmente um bando de analfabetos funcionais que se acham: não têm hábito nenhum de leitura, entendem BOSTA NEHUMA de Música, Cinema, ou qualquer campo artístico e ainda se acham cults, por serem "designers". Vai pra merda esse povo...

    ResponderExcluir